Untitled Document
  Página Inicial
Quem Somos
  Histórico
  Diretoria
  Estatuto
  Galeria de fotos
  Área de Associado
  Localização
  Fale Conosco

 

HISTÓRICO

 

Uma história de luta em prol dos professores.

A história da BEPROSC teve início em 1947, quando o então Governador Aderbal Ramos da Silva atendeu uma reivindicação dos professores e criou a Entidade através do decreto n° 101, assinado em 10 de outubro daquele ano.

A Beneficência teve como objetivo inicial dar aos herdeiros dos associados um pecúlio, que seria usado para ajudar na cobertura de despesas de funeral. Essa conquista teve como defensoras sete pessoas que hoje fazem parte da história de Santa Catarina.

Os fundadores da Entidade foram: Dr. Elpídio Barbosa, Prof. Sálvio de Oliveira, Prof. Américo Vespúcio Prates, Prof. Luis Sanches Bezerra da Trindade, Prof. Antonieta de Barros, Prof. Maria da Gloria Mattos e Prof. Eulina Alves de Gouveia Marcelino.

Com a Entidade e os primeiros associados registrados, coube aos fundadores escolher o primeiro presidente. Após consenso, o primeiro escolhido foi o Prof. Américo Vespúcio Prates, que assumiu o cargo ainda em 1947.

Em sua gestão, a BEPROSC foi reconhecida como Entidade de utilidade pública.

A Lei n° 1065, que legalizou o ato, foi assinada no dia 28 de maio pelo governador Irineu Bornhausen.

Em 19 de junho de 1980, a BEPROSC desvinculou-se do Governo do Estado de Santa Catarina, passando a ser pessoa jurídica de direito privado e sem fins econômicos. Na mesma data foi publicado seu novo Estatuto e a Entidade passou a conceder o Auxilio Hospitalar para doença grave.

O saudoso professor Américo Vespúcio Prates deixou o cargo em 1986 em decorrência de seu falecimento.

O segundo presidente foi o professor Newton Inocêncio Chaves de Souza e a sua gestão compreendeu a fase de 1986 a 1995.

A BEPROSC, na sua terceira gestão, foi presidida pelo professor Rômulo Malaquias da Silva, que ocupou o cargo até 2002.

Atualmente a Entidade é presidida pela professora Zelir Izabel Ângelo, que está a frente do processo de modernização da BEPROSC e buscando outros benefícios para os associados.


Subir ao topo da página

Untitled Document